Jardim da Tânia

Este projeto surgiu do desejo e necessidade da cliente de transformar o quintal de sua casa em um ambiente agradável e interessante para receber os amigos e servir como área de lazer e contemplação para família.

O local apresenta forma retangular com grande desnível, possuindo diferença de altura de 4,23m e comprimento de 22m. O patamar que dá acesso a casa proporciona uma bela vista do horizonte e da cidade de Ouro Preto,com destaque especial para Igreja São Francisco de Paula.

Para além das necessidades do cliente, o projeto teve que atender também os limites impostos pelas leis municipais e do IPHAN. Dessa forma não foi possível propor novas construções, nem mesmo de estruturas leves como pergolados. Assim foi feito um projeto de paisagismo levando em consideração o desenho de jardins, intervenções nos pisos e paredes além da iluminação.

O espaço foi organizado em três patamares. No patamar do nível da casa propomos a restauração dos muros de canga dos dois lados, do esquerdo recebendo uma bancada de granito São Gabriel. O muro de divisa foi elevado para proporcionar maior privacidade ao ambiente, servindo também de suporte para receber plantas organizadas em prateleiras e jardins verticais. Do lado direito, o muro de canga vai compor o fundo do jardim com dracenas e grama baixa e no centro do patamar há espaço livre para comportar mesas e churrasqueira para festividades.

O patamar intermediário foi reservado para as hortas, uma das necessidades da cliente. A escada que faz a transição da horta pra o nível mais baixo está em meio a um jardim com um pé de acerola ao centro rodeada por grama e crótons.

O nível inferior possui espaço amplo e aconchegante com bancos de concreto e madeira em volta de uma lareira de chão e espaço livre para receber convidados. O piso de porcelanato em madeira acompanha a circulação de todo o ambiente levando até o portão de saída.

Localização: Ouro Preto, Minas gerais, Brasil
Equipe: Altamir Barros, Felipe Alexandre, João Lobato e Nicolas Fernandes
Área: Aproximadamente 70m²
Ano do projeto: 2019