Projeto da Luana e Rodrigo
Situado no Parque da Lagoa em Cachoeira do Campo, o projeto de reforma arquitetônica e interiores surgiu da necessidade que os clientes possuíam de ampliar a residência e repaginar o seu interior.
A reformulação do interior permitiu que os ambientes refletissem a personalidade dos clientes, além de tornar os espaços mais abertos, funcionais e aconchegantes. A ampliação se deu na construção do segundo pavimento e foi feita respeitando a estrutura atual da casa. A proposta da reforma consistiu em deixar o primeiro pavimento como a área social da casa, que é conectado ao segundo (área íntima) por uma escada no fundo. Os ambientes foram pensados de maneira a ganhar o máximo de ventilação e iluminação natural.
Na reforma, a parede que separava a antiga sala de TV do primeiro quarto foi quebrada. Com o espaço ganho foi possível adequar o layout do primeiro pavimento otimizando o espaço da melhor forma. Com a modificação, ao entrar na casa se vê um ambiente amplo integrado, com a sala de TV à direita – onde se localizava o quarto – e em frente a copa e sala de jantar. Foi proposto a construção de mais uma parede de tijolos maciços na divisa esquerda da casa, para diminuir os ruídos provenientes da casa geminada adjacente.
Aproveitando a parte dos fundos da casa, foi possível criar uma área de lazer para a familia, servindo como espaço para reuniões familiares, churrascos e festas. A área gourmet conta com mesa, churrasqueira, cervejeira, bancada com pia de apoio e um pergolado acima, para sombrear o ambiente.
A bilbioteca está localizada no segundo pavimento e parte íntima da casa por ser um local de estudo. O ambiente possui grandes aberturas para ter uma boa iluminação natural e tem ao seu lado uma varanda que tem visada para os fundos da casa. Possui um desenho despojado, combinando o cimento queimado na parede com a marcenaria azul da escrivaninha e da madeira nas prateleiras e também no piso. Há ainda um espaço para leitura na adjacência da escada, com a confortável poltrona costela junto a mesinha de apoio e luminária de chão.
A proposta para o banheiro social foi de um ambiente suave, que proporciona relaxamento. Por isso foi usado um tom bonito e suave de azul, que também refresca. Junto também foram usados o porcelanato retangular branco fosco e o azulejo metro-white, que aliado ao mármore carrara e aos metais pretos conferiram um toque sofisticado ao espaço.
A suíte master possui um design refinado e cores neutras. As paredes e o grande guarda-roupa são brancos, promovendo a amplitude e claridade do espaço. O cimento queimado nas paredes da penteadeira e da cabeceira dão o requinte, e contrastam com a marcenaria em laminas de nogueira caiena. A marcenaria também traz aconchego ao ambiente. O quarto dá acesso a uma agradável varanda na parte frontal da residência, que proporciona uma bela vista.
Localização: Cachoeira do Campo, Minas Gerais, Brasil;
Equipe: Altamir Barros, Felipe Alexandre e João Lobato;
Área: 182,20m²;
Ano do projeto: 2020.