Casa Alvorada
Localizada em um terreno com relevo acidentado, tornou a implantação um verdadeiro desafio. Porém devido ao declive acentuado proporcionou uma fácil apreciação da paisagem.
O pavimento de acesso está localizado abaixo do nível da rua de modo a facilitar a implantação. Este é um pavimento social onde vão acontecer as várias reuniões com os amigos. A sala e cozinha são conjugadas e possuem circulações amplas, ventilação cruzada além de muita iluminação natural, garantindo um ambiente claro e aconchegante tanto no verão quanto no inverno. A varanda fecha o pavimento, ela é uma ampliação da sala e possui grandes portas de correr que quando abertas permitem a integração dos ambientes, além de conectar a casa com a linda paisagem ouropretana.
No pavimento subsolo – parte íntima da casa – está localizada a suíte do casal, um quarto para hóspedes e um escritório confortável com vista para a paisagem e para o jardim. Neste pavimento ainda há um canil com espaço para dar banho nos cachorros e com conexão para o jardim.
Na parte da frente da casa há um pequeno recuo no muro de forma a abrigar um jardim, que traz vida para fachada. Este mesmo jardim continua após a grade dando as boas-vindas a quem chega. Nos fundos entre canteiros de jardim foi planejado um espaço para tomar sol, receber visitas e brincar com os cachorros ao ar livre.
A tipologia da casa foi submetida a alguns parâmetros, impostos pela legislação local por estar situada em um bairro da cidade enquadrado como zona de proteção especial. Nesse sentido foi necessário utilizar tintas em tons claros, telhado cerâmico e esquadrias de madeira, que conferiram um aspecto rústico para casa. Apesar disso foi possível utilizar um telhado com um traçado mais moderno e janelas com desenhos mais limpos trazendo também um toque contemporâneo a obra.
Localização: Bairro Jardim Alvorada, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil;
Equipe: Altamir Barros, Felipe Alexandre, João Lobato, Thaís Pimentel e Isabel Sant’Anna;
Área: 269m² aproximadamente;
Ano do projeto: 2022.